1 de janeiro de 2010
É Natal é Natal vamos reciclar!
Olá leitores.
Espero que tal como o nosso grupo do “Eu Poluo, todos Poluem”, os nossos leitores mais perspicazes tenham reparado nas subtis iluminações, anúncios publicitários, entre estes televisivos, radiofónicos, cartazes em fachadas e outros afins. Talvez tenham também notado que as pessoas deixaram durante mais de duas semanas um anão vestido de vermelho agarrado às suas varandas, janelas e/ou chaminés. Exacto, passou o Natal, e agora vem o festejo da Passagem de Ano.
Concentremo-nos no Natal. Para os mais desatentos situa-se no nosso calendário no dia 25 de Dezembro e é celebrado anualmente. Passo á frente as questões religiosas. Em termos latos, no Natal, há convívio em família, jantares e troca de presentes e ligado a isso temos embalagens dos produtos alimentícios, garrafas dos vinhos e champanhes, papel de embrulho dos presentes e os plásticos das embalagens dos mesmos.
Depois da festa vai todo o mundo embora. Altura de arrumações.
Esta época é especialmente marcante para os trabalhadores das empresas de recolha de lixos, no entanto é de notar que este ano os contentores do designado “lixos doméstico” mantiveram-se em relativo bom estado.
Perguntam agora os nossos leitores e muito bem “ Porquê?”. Ora, exactamente não asseguramos, mas há uma teoria que consideramos uma boa nova para a nossa geração. Ao que parece, milhares de centenas optaram por fazer a reciclagem neste Natal, ou seja, contentores (para qualquer tipo de lixo) menos cheios, menos lixo nas ruas, maior reciclagem. Estaremos diante de uma mudança de mentalidade? Esperemos que sim. De facto o espírito natalício esteve em grande este ano. Dar é mais importante que receber, seguindo este lema as pessoas deram generosamente os seus papeis, vidros, plásticos e metais aos ecopontos que decerto ficaram muito contentes porque os seus parentes que são menos selectivos (os contentores do lixo doméstico) não ficaram com tudo este ano. Nós, também agradecemos: preferimos dar aos ecopontos em vez de receber plásticos voadores à nossa porta.
Algumas dicas: as avós podem receber os presentes de 2010, no mesmo embrulho que foi utilizado o ano passado, não se lembram, logo reutiliza-se papel de embrulho. O mesmo com o laço.
A comida também é um bom exemplo. Com o resto do bacalhau as mamãs e avózinhas fazem o farrapo velho. Se ainda sobrar há sempre um canteiro que aproveite a boa gastronomia da quadra.
Ainda aqueles brinquedinhos que vêm com os postais ou como brindes dos chocolates dos infantes, adaptem para motivos decorativos para o próximo pinheirinho.
Sabemos que passou o Natal e estes conselhos podem vir tarde, mas reciclem também estas ideias e adaptem ao Ano Novo e aos anos que teremos pela frente.
Sem mais assunto, abraços ecológicos, o grupo de “Eu Poluo, Todos Poluem”.
P.S. Boas entradas e que a refeição principal também seja agradável
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
É sempre bom saber que a população está a tentar mudar e que este ano houve mais reciclagem nesta época onde há uma descarga enorme nos contentores do lixo e que metade do lixo fica na rua.
ResponderEliminarGostei da parte dos concelhos, é uma boa iniciativa para melhorarmos o ambiente do nosso planeta.
Só mesmo para comentar xD
ResponderEliminarEu ? Eu não puluo 8D
adorei o blog, espero que as pessoas sigam os conselhos :)
ResponderEliminarum beijinho para o Henrique
Rafaela Campos
és todo booom, henrique * babaaa* !
ResponderEliminarconcordo plenamente com o anónimo de 6 de Janeiro! xD
ResponderEliminarÉs mesmo HOT, varandas!