14 de janeiro de 2010

Em Casa




CASA


- Escolha de interiores, logo na aquisição do seu imóvel é uma boa altura para uma escolha mais atenta a nível ambiental e ecológico. Optar por tons claros (para além de uma escolha pessoal). Tons claros ajudam na iluminação uma vez que reflecte a luz. Ainda sobre as tintas, as mais adequadas serão as de tinta acrílica uma vez que dispensam a utilização de solventes e de produtos de limpeza poluentes.




- Poupar no quentinho, uma casa bem isolada irá poupar energia substancialmente uma vez que não haverá nenhuma fuga por onde se escape o calor, produzido a tanto custo pelos seus aparelhos.

- Proteger os aquecedores de resistência eléctrica ao ar, as resistências expostas ao ar livre, mesmo dentro de casa necessitam de estar constantemente a compensar o calor perdido. Também é de salientar o facto de secar o ar em volta. Muito prejudicial para as crianças que estiveram no mesmo ambiente fechado.

- Publicidade para o lixo, infelizmente é algo facilmente observado por todo o lado: panfletos publicitários a voar nas ruas ou deitados para a berma das estradas. Muitas vezes infiltram-se nos sistemas de escoamento impossibilitando este mesmo processo o que irá resultar. Nos dias de chuvas mais fortes concentram-se com outros resíduos tornando-os responsáveis por muitas das inundações. Simplesmente cole o dístico “Publicidade Não Obrigado” na sua caixa de correio. Não tem o incómodo de deitar ao lixo e evita mais um sentimento de culpa por uma inundação na sua área de residência.

- Não pague electricidade que não usa, quando passe um período considerável fora de casa desligue o quadro eléctrico. Desta forma irá poupar alguns euros no final do mês.




- Prefira luz natural, enquanto está em casa em período de luz natural. Ainda que seja inevitável acender uma lâmpada ou outra sempre utilizará menos aproveitando os benefícios da iluminação natural. De salientar que esta dica só poderá ser posta em prática em casas com muitas janelas e de cores claras.



- Saída do quarto, apague a luz, é uma boa maneira de economizar energia. Sempre que sair de um compartimento desligue a luz, um bom hábito a adquirir até para os mais pequenos. Se este hábito tiver bastante incutido será bastante simples saber a localização das crianças: procure a luz acesa.

Abraços para os rapazes e Beijinhos para as meninas, podem deixar o numero nos comentários que nós agradecemos (só as meninas!).

SABER USAR PARA NÃO DESPERDICIÇAR - Estejam atentos!

Desde já o aviso que nos baseamos no “Manual do Consumidor Responsável” da DECO em cooperação com a LIPOR – entidade responsável pelos resíduos urbanos na região do Grande Porto.

SABER USAR PARA NÃO DESPERDICIÇAR


Utilizamos o referido “Manual do Consumidor Responsável” para nos inspirar nalgumas dicas, visando um consumidor responsável, como esperemos que sejam os nossos leitores. Para aqueles que tenham mais dificuldades é nosso dever ajudá-los a melhorar.
Vamos postar algumas entradas com dicas para o dia-a-dia, seja em casa, na escola ou trabalho.

Abraços e beijinhos ecológicos

1 de janeiro de 2010

É Natal é Natal vamos reciclar!




Olá leitores.


Espero que tal como o nosso grupo do “Eu Poluo, todos Poluem”, os nossos leitores mais perspicazes tenham reparado nas subtis iluminações, anúncios publicitários, entre estes televisivos, radiofónicos, cartazes em fachadas e outros afins. Talvez tenham também notado que as pessoas deixaram durante mais de duas semanas um anão vestido de vermelho agarrado às suas varandas, janelas e/ou chaminés. Exacto, passou o Natal, e agora vem o festejo da Passagem de Ano.

Concentremo-nos no Natal. Para os mais desatentos situa-se no nosso calendário no dia 25 de Dezembro e é celebrado anualmente. Passo á frente as questões religiosas. Em termos latos, no Natal, há convívio em família, jantares e troca de presentes e ligado a isso temos embalagens dos produtos alimentícios, garrafas dos vinhos e champanhes, papel de embrulho dos presentes e os plásticos das embalagens dos mesmos.
Depois da festa vai todo o mundo embora. Altura de arrumações.
Esta época é especialmente marcante para os trabalhadores das empresas de recolha de lixos, no entanto é de notar que este ano os contentores do designado “lixos doméstico” mantiveram-se em relativo bom estado.

Perguntam agora os nossos leitores e muito bem “ Porquê?”. Ora, exactamente não asseguramos, mas há uma teoria que consideramos uma boa nova para a nossa geração. Ao que parece, milhares de centenas optaram por fazer a reciclagem neste Natal, ou seja, contentores (para qualquer tipo de lixo) menos cheios, menos lixo nas ruas, maior reciclagem. Estaremos diante de uma mudança de mentalidade? Esperemos que sim. De facto o espírito natalício esteve em grande este ano. Dar é mais importante que receber, seguindo este lema as pessoas deram generosamente os seus papeis, vidros, plásticos e metais aos ecopontos que decerto ficaram muito contentes porque os seus parentes que são menos selectivos (os contentores do lixo doméstico) não ficaram com tudo este ano. Nós, também agradecemos: preferimos dar aos ecopontos em vez de receber plásticos voadores à nossa porta.

Algumas dicas: as avós podem receber os presentes de 2010, no mesmo embrulho que foi utilizado o ano passado, não se lembram, logo reutiliza-se papel de embrulho. O mesmo com o laço.

A comida também é um bom exemplo. Com o resto do bacalhau as mamãs e avózinhas fazem o farrapo velho. Se ainda sobrar há sempre um canteiro que aproveite a boa gastronomia da quadra.

Ainda aqueles brinquedinhos que vêm com os postais ou como brindes dos chocolates dos infantes, adaptem para motivos decorativos para o próximo pinheirinho.
Sabemos que passou o Natal e estes conselhos podem vir tarde, mas reciclem também estas ideias e adaptem ao Ano Novo e aos anos que teremos pela frente.

Sem mais assunto, abraços ecológicos, o grupo de “Eu Poluo, Todos Poluem”.

P.S. Boas entradas e que a refeição principal também seja agradável